11/25/2004

25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

11/21/2004

21 de Novembro - Dia Mundial da Televisão

  • «Em 1996, a Assembleia Geral proclamou 21 de Novembro Dia Mundial da Televisão, comemorando a data em que, nesse mesmo ano, se realizou o Fórum Mundial sobre Televisão, nas Nações Unidas. Os Estados Membros foram convidados a comemorar o Dia, encorajando, a nível mundial, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e económico, e reforçando o intercâmbio cultural (resolução 51/205, de 17 de Dezembro).» Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal <http://www.onuportugal.pt/>

11/20/2004

20 de Novembro - Dia Universal da Criança

«Em 1954, a Assembleia Geral recomendou [resolução 836 (IX)] que todos os países instituíssem o Dia Universal da Criança, para celebrar a fraternidade e compreensão entre as crianças do mundo inteiro e organizar actividades adequadas à promoção do bem-estar de todas as crianças. Propôs que celebrassem o Dia na data e da forma que cada um considerasse mais conveniente. A 20 de Novembro assinala-se o aniversário do dia em que a Assembleia aprovou a Declaração sobre os Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção sobre os Direitos da Crianças, em 1989.» Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal -<http://www.onuportugal.pt/> (último acesso em 2005)
........................................
"Dia internacional da Criança no mundo" in IBGE teen <http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/crianca/nomundo.html>
........................................
United Nations Children's Fund ( UNICEF )- Fundo das Nações Unidas para a Infância <http://www.unicef.org/>
........................................
UNICEF in CANAL KIDS (brasil) <http://www.canalkids.com.br/unicef/>
........................................
«Para todas as crianças: saúde, educação, igualdade e protecção»
«Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:
  • a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial –todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
  • o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões quelhe digam respeito.
  • a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos eà igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.
  • a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntosque se relacionem com os seus direitos. A Convenção contém 54 artigos (...)» in Unicef - DIREITOS DA CRIANÇA <http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2>
........................................
........................................

11/17/2004

17 de Novembro - Dia Mundial do Não Fumador

11/16/2004

16 de Novembro - Dia Internacional da Tolerância

«Em 1996, a Assembleia Geral convidou os Estados Membros a celebrar o Dia Internacional da Tolerância a 16 de Novembro, com actividades dirigidas às escolas e ao público em geral (resolução 51/95, de 12 de Dezembro). Esta decisão surgiu na sequência do Ano Internacional da Tolerância, 1995, proclamado pela Assembleia Geral a 20 de Dezembro de 1993 (resolução 48/126). O Ano foi proclamado por sugestão da Conferência Geral da UNESCO, cujos Estados Membros tinham aprovado, a 16 de Novembro de 1995, a Declaração de Princípios sobre a Tolerância e o Plano de Acção destinado a dar seguimento ao Ano» -Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal <http://www.onuportugal.pt/

..............................................

11/10/2004

10 Novembro - Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento

"World Science Day for Peace and Development" in UNESCO Natural Sciences Portal <http://www.unesco.org/science/abouten.htm>

11/08/2004

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

«Lançado a 8 de novembro de 2008, o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis foi organizado conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Eurotoques (Comunidade Europeia de Cozinheiros). 

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis inscreve-se numa campanha mais vasta da Comissão para lutar contra a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico.   É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida. Assim, as crianças que conhecerem a importância de uma alimentação saudável e que aprenderem a fazer as escolhas certas no plano alimentar têm mais hipóteses de ter um estilo de vida equilibrado na idade adulta (...)»
Fonte

Ver tb
http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/PresentationLayer/homepage_institucional.aspx?m